sexta-feira, 18 de abril de 2008

Darkthrone



1 - A princípio gostaria de perguntar: Você tem idéia do legado deixado pelo Darkthrone? "Land of frost" está muito distante? ou seja, sentem os anos de história da banda?

Nós não poderiamos tocar "Land of Frost" hoje em dia, mas os vocais são ótimos! Eu sei por que eu tinha vergonha dessa demo e eu não tinha isso na minha coleção até 1989. Eu ouvi isso novamente pela primeira vez 1 mes atrás, porque eu sei que esse material será lançado junto com todas as outras demos num CD chama "Frostland Tape" ou “Frostland TAPAS" hahahaha. Como todos sabemos, Depois dessa demo nós tocamos Epic Thrash soando um pouco Punk("Snowfall" Tape 88), Thrash Metal puro com um pouco de Death ("Thulcandra" demo), Pure Technical Death Metal ("Cromlech Demo"). Continuamos nesse estilo com nosso primeiro album "Soulside Journey". Então nos próximos 2 albuns lançados "Blaze in the Northern Sky" e "Under a Funeral Moon" era mais Black Metal oitentista. Daí, "Transilvanian Hunger" era um Black mais estilo anos 90 (Um estilo mais chato, eu acho, muitas bandas tocando a mesma coisa etc.) "Panzerfaust" era um Black entre os 80's e 90's. Desde então nós lançamos muitos álbuns, mas o material realmente interessante aconteceu em 2005 quando nós compramos o estúdio Necrohell 2 e começamos o Darkthrone novamente. Isso significa que agora (eu posso somente falar por mim mesmo, eu sou Fenriz) Eu faço as musicas, somente agora nós temos a rotina e experiência de 20 anos tocando juntos. Nosso estilo é primitivo e efetivo, influenciado pelas milhares das maiores bandas do anos 60, 70 e 80. Nós NUNCA fomos inspirados por bandas dos anos 90, com excessão do VON e do BURZUM antigo. Oh, e claro, pelo "Live in Leipzig" do Mayhem.

2 - Mais um diferencial que me agrada muito em relação ao Darkthrone, foi por terem optado pelo cover de "Love in the Void" do grupo Siouxie and the Banshees, algo foram dos usuais e costumeiros covers que costumam fazer, em repetência. De quem surgiu a interessante idéia de tocar esse cover? O que significa para você?

Primeiro, eu me sinto como uma puta de 5 dólares quando toco coisas dos outros. Por isso nunca fizemos cover de ninguém. Mas Ted(Nocturno Culto) realmente quis que fizessemos um cover então eu disse OK, mas eu que escolheria a música que tocaríamos. Eu escolhi uma musica primitiva do Siouxie and the Banshees. Se fossemos outra banda tocaríamos outro som deles "Spellbound". Exatamente um ano anos de fazermos esse cover, Ted nos pediu outro cover eu disse OK, eu escolho. Nós gravamos "Bad Attitude" dos The Testors. No começo nós tocávamos covers do Hellhammer e do Slaughter durante os ensaios, também "Under the Sun" do Black Sabbath, mas nunca foram gravados. A gente tocava só por diversão entre 90-92 .

3 - É evidente que você ouve outros estilos de música além do Black Metal. Quais bandas e estilos você ouve mais?

Eu talvez ouça de 200 a 250 estilos e sub-gêneros de música. No começo como uma criança você vê as diferenças na música. Quando você ouve música tanto quanto eu e tem tantos discos (Mais de 10.000 títulos), isso se torna cada vez mais claro quanto a música se encaixa, como uma grande árvore genealógica. Então minha frase é "Quem ouve mais músicas ganha". Eu acredito que em cada gênero musical existe música feita com alma e também um monte de MERDA SUPERFICIAL. Como exemplo, os últimos 2 CD´s que encomendei foram Tiger B Smith (Obrigado pela dica, Igor (Em Ruínas) e Edgar Broughton Band (Obrigado pela dica Tore(The Battalion). Tudo material dos anos 70.

4 - Nós podemos encontrar alguns dados históricos sobre Natassja ou é uma concepção pessoal vinda de você? Isso me parece que deixou marcas importantes no Darkthrone ou mais específicamente em um membro...

Sem comentários

5 – Em “Rust", as mudanças de velocidade na música são muito interessantes (eu fico imaginando ao vivo). O Darkthrone desenvolve riffs simples e empolgantes, diretos, com vocais inconfundíveis, é uma música perfeita para a mensagem do álbum ... HATE THEM. conte um pouco sobre a música e o álbum em sí.

Eu não ouço esse album faz tempo. Se você gosta da "Rust", acho que voce gosta mais do estilo de Ted para escrever músicas, é um estilo diferente do meu. O som da Bateria em "Hate Them" é diretamente inspirado pela musica "C'Mon Let's Go" do Girlschool. O álbum foi o primeiro quando quebramos a corrente estupida do Black Metal em que estávamos enfiados e começamos a tocar o que queríamos: Death, Doom, Punk etc. Mas é claro que soa como Black metal. Nós começamos a notar isso quando fizemos "A Blaze in the Northern Sky" em 91, tinha mutas partes de Death Metal. Mas desde que parecesse Black metal, a maioria dos idiotas diziam que era Black Metal Puro hahahahaha. Então eu comecei a dizer que somente 10% daqueles que nos ouvem realmente entende o que fazemos. E ISSO AINDA É VERDADEIRO HOJE. HAIL a todos aqueles que nos entendem. O METAL REAL ESTÁ DE VOLTA

6 - Eu gosto da muito da atmosfera do video "Too old, Too cold". Eu posso dizer que editei alguns videos das florestas de minha região com a trilha sonora de Burzum, Darkthrone e Satyricon... ficaram bem similar a esse hehe. Isso capta a verdadeira atmosfera do Darkthrone. Fale-nos um pouco sobre isso.

Eu sempre fui CONTRA vídeos, depois de ver alguns chamados ótimos videos de BLACK METAL. Eu não sabia se eu ria ou se eu chorava. Sempre vendo estupidas imagens de crianças, fogo, mulher pelada, couro BLA-BLA-BLA ou efeitos de computador com máquinas ou robos lutando HAHAHA, triste pra caralho. Então eu era contra isso. Quando Ted quis fazer um video (como pode reparar, eu nasci contra tudo) Mas ele não poderia me induzir a fazer uma merda pra vender. Então foi algo mais natureza (Nosso estilo de vida) então soou bem natural.
Mas eu admito que gostei de alguns videos de metal quando eu era criança, Killed by Death do Motorhead e You can't stop Rocknroll do Twisted Sister. Eu gostei quando eles estavam tocando dentro de uma van pequena, não a parte ao vivo, arghhh eu odeio ao vivo. Wagner, eu vi uma filmagem do Moloch 2 semanas atrás. Filme mudo de 1927 chamado Metropolis, bom pra caralho.

7 - Plenamente concordo, filme pra lá de histórico com certeza hehehe, apesar de eu ter tirado meu pseudônimo de um dicionário de satanismo e demonologia em 1988 hehe... mas voltando, Taakeferd, Ferdasyn... são artes perfeitas para o conceito necessário ao Darkthrone. Sempre tive curiosidade em saber quem os fez e imagino que muitas pessoas também.

Minha ex-esposa pintou esses. ficamos juntos de 91 até 94. Eu acho que foi uma grande idéia usar suas pinturas como capas desses albuns, yeah. A razão pelo qual as pessoas gostam disso é porque eles não sabem muito o que está por tras disso, eu não sei nem perguntei pra ela e EU NÃO QUERO SABER, eu quero PENSAR POR MIM na arte e música. Uma vez conheci um cara que queria saber de tudo, agora perdeu seus amigos, Mr Teflon.

8 - Temos a necessidade de saber mais sobre o ambicioso projeto, o DVD the Misanthrope, onde podemos encontrar isso?

É o filme do Ted, não meu. novamente não é material tipico, eu odeio muito estilos típicos (isso significa clichês). No retrospecto, a maioria dos estilos são chatos quando começam a crescer como uma fábrica e os caras da grana invadem. Eu sempre gostei de coisas mais antigas. eu gosto de Doom, Death, Black, Thrash, Prog, Hard Rock, Heavy metal antigo ETC. Mas não quando milhares de bandas começam a tocar e lançar através de mercenários. Agora nós tocamos SPEED/NWOBHM/BLACK/THRASH/PUNK/DOOM como no segundo álbum do SACRILEGE, mas nós soamos totalmente diferentes. ESSA é a vida, essa é a verdade.

9 - O que você acha to Black Metal hoje? Você acredita que tudo caiu na repetição estão mais interessadas em lançar um CD "legal" pra ganha dinheiro do que para expressar algo?

1 - Eu acredito duramente que o Black Era Perfeito em 1989. Num precisaria mais de Black Metal então. Mas para aqueles de nós que tiveram a chama tem que continuar tocando isso. Depois de 1994, estava encarando a primeira morte, estava velho e cansado, muitos começaram a copiar, outros começaram a tocar com muitos sintetizadores tornando o som muito plástico de estúdio.
2 - O Black Metal ointentista não era muito diferente dos estilos pré estabelecidos, era qualquer banda que te dava o Sentimento do Black Metal. Nos anos 90 os estilos se tornaram pré programados, pessoas começaram a fazer seus pequenos projetos de Black Metal com outros estilos. Eu não via amor pelo Metal, eu via pessoas com uma modinha pra passar o tempo que estavam procurando por reputação. por sorte nos 2000 muitas pessoas jovens e velhas se rebelaram pelas merdas que apareceram nessas formas mais novas de Metal. Barbaric Thrash Metal como Atomic Roar ou Speed Metal como EM RUINAS, estilos NWOBHM estão de volta, também grandes bandsa de Metal como Lonewolf de Grenoble, França.

10 - O que vc conhece do Brasil? Vida, Estilos, Bandas. Quando teremos a honra de uma apresentação do Darkthrone no Brasil?

Apresentação? Isso é conversa de promotores grandes. Porque pessoas ouvem "Grandes bandas" no Brasil? Porque a musica tem alma e é ótima? Não, porque os magnatas vendem isso para grandes e diferentes revistas. 9 de 10 pessoas estão sendo sempre engananadas. Elas terminam tentando gostar de Korn ou Linking Park HAHAHAHAHA. Não terá nada disso com o Darkthrone no Brasil, não mais do que seu ótimo VULCANO teve na escandinávia. Nós gostamos do Vulcano devido ao underground e palavra. Sem grandes contratos.
Se você está pensando em shows ao vivo, vc está ferindo meus sentimentos, porque se você não sabe que nós somos famosos não por tocar ao vivo, talvez você nao ligue para minha banda. TODO DIA eu recuso ofertas para tocar ao vivo. A maior oferta que recusamos foi 200.000 para tocar no Wacken. Eu tenho um trabalho normal todo dia, então não preciso fazer coisas que eu ODEIO com o Darkthrone, o trabalho da minha vida. EU ODEIO tocar ao vivo e tudo que tenha a ver com isso. A gente não toca ao vivo desde a turne na Finlandia em 91 e um show na Noruega em 96. Mas foi uma merda e odiei muito mais que antes.
Isso me lembra quando eu tinha que ir na igreja na época da escola. O Pastor no altar e um monte de ovelhas assistindo b-e-e-e-e-e
Eu comprei os Vinis Bestial Devastation e Morbid Visions em 1987, e o cara que cuidava das encomendas do Sepultura era um cuzão. Mas o Max encontrou meu endereço nas encomendas e me mandou os 2 albuns mais o Schizophrenia novinho em folha porque eu estava esperando a muito tempo por essa encomenda! Isso foi no final de 87 começo de 88 quando recebi esse pacote. Aí eu conheci o Sarcofago. Eu tbem gosto de Mystifier, Vulcano, Mutilator, Dorsal Atlantica, Holocausto todas as bandas usuais na verdade.
Atualmente eu tenho contato com os caras que devem ser os mais legais do Brasil. Agora finalmente tenho um pequeno contato via internet com Vic do Farscape/Atomic Roar (Oi!) e Igor do EM RUINAS (It's Hammer time hahahahahahah) HAIL HAIL HAIL

11 - Bom, não custa tentar a respeito de um show não é? ahahaahah eu tenho ido cada vez a menos eventos, e apreciaria muito em ver Darkthrone ao vivo, não custa sonhar...estou muito grato pelo tempo dedicado para o Compêndio Hermético. deixe suas ultimas palavras. Em Honra ao seu nome!

Não se esqueça do REAL METAL! Comprem discos do OMEN, ATTACKER. AGENT STELL, MANILLA ROAD, obrigado Wagner Moloch.

5 comentários:

Edgar Franco disse...

Grande MOLOCH,
Essa entrevista com o lendário Darkthrone ficou arrasadora!!!!!!!!!!!!!!
PARABÉNS! O Blog está grandioso, com entrevistas ralmente seminais!
Espero que um dia o Posthuman Tantra possa entrar na lista!
E a nossa escultura como está?
Grande abraço.

Unknown disse...

Opa. legal essa entrevista!!!
O Fenriz é um dos poucos caras que sabem realmente das coisas rsrsr
Até +

Igor Lopes "Em Ruínas"
Headbanger Resistance
Speed Metal Legions SP Brazil

www.myspace.com/speedemruinas

Anônimo disse...

Taí, realmente gostei da entrevista, o site tá surpreendendo. Continuem assim, e metal sempre!!!

deathvult disse...

Parabéns pela entrevista! Vou começar a transmitir teu FEED RSS no nosso site: www.metalextremo.com.br, que também coloco a tua disposição para tranimitir infos. Tenho tambem o www.antichrist.com.br que está começando.

Strife disse...

Ótima entrevista, gostei muito